terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Montando um personagem!



Olá meus caros amigos, hoje vou dar algumas dicas de como montar um personagem. Ou melhor como eu monto meus personagens... E pode ter certeza... NOME de personagem eu acho que é a pior coisa para se criar...


Tem algumas maneiras:


1. Começando pelos Atributos:

Se você já tem as características físicas do seu personagens preencha os campos de Força, Destreza, Magia, Carisma, Corpo, Agilidade entre outros (não importa o sistema), defina seus pontos e veja se o personagem está como imaginou, sempre lembrando dos limites estabelecidos pelo mestre. Pense um cara com o nome de Joseph o Queixo de Ferro (Homenagem ao grande amigo Davizão, mestre de D&D, um cara muito bom em regras e muito criativo). Joseph era um Pirata, destemido, desbravador chefe de uma tribulação de 40 homens. Você com certeza criou uma imagem na sua cabeça, usando suas lembranças de filmes, desenhos, HQs, personagens que você acha que poderiam ser parecidos com Joseph. Bom imaginou? Escreva as caraterísticas físicas deste personagem que criou, agora vá para sua ficha e tente transformar em números de acordo com as regras que está usando.


2. Começando pelas Habilidades:
Se você não consegue imaginar um personagem pode começar pelas habilidades, as que você mais usa ou que você usaria durante um jogo, defina uma armamento básico mais útil. Bom, nunca esqueça de furtividade, esportes, lábia sempre é bom ter... Personagens genéricos com um toque básico de intepretação pode ser uma excelente saída. Se você é bom as as palavras um clérigo e um bardo básicos em atributos e em habilidades pode se sair muito bem ao usar o poder da intepretação. Esse modelo começar pelas habilidades a primeira vez que eu vi foi em um jogo ONE.SHOT (jogo de uma sessão apenas) que joguei com o pessoal do SISBRU, começamos sem nada na ficha, nem nomes (UFA!), começamos em alguns tubos e acordamos, saindo de lá começamos a usar nossas habilidades, e assim o personagem foi sendo construído, a partir das habilidades que precisava. O mestre estabeleceu um limite de pontos a serem gastos. Foi interessante, dessa forma você também pode usar para criar seus personagens, peça ao seu mestre um limites de pontos para gastar em habilidades (mesmo que alguns sistemas dependendo dos Atributos você ganhe mais pontos de habilidades, pense em uma maneira diferente). Bom estabelecido os pontos de habilidades faça o caminho inverso que você chegará ao seus pontos de atributos, faça os ajustes necessários para ficar equilibrado e seguir as regras certas. Uma saída para quem não quer pensar muito em um tipo de personagem.


3. Começando pelo BackGraund:

Uma das maneiras que gosto muito para compor um personagem que irei usar em mais de uma sessão, 3 para mais, acho que é pensar em uma história para seu personagem, até o momento que o mestre assume o enredo. Se o mestre estabelecer um ponto de chegada deixe fluir sua imaginação. Um vez o mestre me deu o seguinte ponto de chegada: "Você esta chegando na Capital" Por Que? Ele passou a descrição da cidade e dos eventos que iria acontecer, então criei um personagem que foi buscar respostas na cidade grande. Além de ter toda uma história por trás, seu personagem ganha forma e atributos físicos e psicológicos importantes, esses pontos você irar mostrar na sua ficha. Se o mestre for esperto vai conectar sua história no enredo que ele quer construir, fica mais fácil de manter os player atentos aos jogo.


4. Personagens baseados em características únicas:

Uma outra maneira para você criar um personagem, se o sistema e o mestre permitirem, é ter habilidades diferenciada, algo extremamente diferente, isso irá caracterizar muito seu personagem. Ter uma habilidade extrema é interessante também ter um problema extremo, em um dos mais longos jogos que eu joguei "A CAMPANHA" em 2003, um dos personagens era extremamente extranho, Lemich, Um Elfo azul com características únicas, cego a luz do dia, utilizava-se de teleporte, possuía uma amnésia terrível e ainda tinha um rabo de demônio. O player baseou-se em um personagem do X-Men, e soube caracterizá-lo de uma forma diferente, ficou muito bom, era divertido vê-lo se safar das encrencas. O Player conseguiu lidar com a adversidade do seu personagem.


Há mais formas de criar personagens, mas essas são as que eu mais usei! Deixe sua imaginação fluir, sempre converse com o mestre, não seja um caga-regras, se você conversar e explicar podem chegar em um denominador comum e conseguir construir um personagem épico! Uma das grandes dificuldades de um player é saber que seu personagem vai se tornar um herói um dia, mas esta só começando a jornada, não tente fazer já de cara um grande herói, deixe que as sessões o transforme em um. Siga o objetivo do seu personagem sempre que possível.


No SISBRU poucos criaram heróis, a grande maioria eram o oposto disto. Os anti-herois foram sempre maioria. Outro ponto é deixe lacunas para o mestre trabalhar e criar ligações entre o seu personagem e o enredo da história.


Como um grande amigo me disse uma vez, um pedaço de folha e carvão já da para criar uma ficha!

3 comentários:

  1. É isso ai biro! Joseph, queixo de ferro era o maior pirata, e irmão de TANDORRRRRRRRRRR, o destemido.

    ResponderExcluir
  2. Homem-Bife - foi criado pelo nosso querido amigo Benja, Ápos escutar que Sisbru dava uma maior liberdade para criar classes de personagens diferentes.

    O Homem-Bife foi apenas uma sátira que não foi para frente, muito porque o usuário não entendeu como deveria utilizar um sistema mais aberto. Assim como o Homem-Borracha e o Homem-Martelo.

    Teve também o Homem-Braços Débis... todos eles criados pelos Jogadores de sistemas cheios de regras e bitolados... quando viram a diversidade do sistema, não se atentaram as pequenas regras que o Mestre impôs.

    ResponderExcluir